segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Dia 2 de outubro teve início a MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E NÃO VIOLÊNCIA, na Nova Zelândia. A marcha passará por muitos países inclusive o Brasil.

A marcha é uma iniciativa do Mundo sem Guerras uma organização internacional impulsionada pelo Movimento Humanista, que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência.No entanto, a Marcha Mundial será construída por todos. Está aberta à participação de toda pessoa, organização, coletivo, grupo, partido político, empresa, etc., que compartilhe a sensibilidade deste projeto.

Em sua passagem pelas cidades, serão realizados todos os tipos de fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos (esportivos, culturais, sociais, musicais, artísticos, educativos, etc.) que irão sendo organizados à medida que surjam iniciativas em cada lugar.

Por Quê acontece a marcha?

Porque um “mundo sem guerras” é uma proposta que abre o futuro e deseja se concretizar em cada canto do planeta, onde o diálogo vá substituindo a violência.Para, da mesma maneira que aconteceu com a ecologia, criar uma consciência global da necessidade de uma verdadeira Paz e de repúdio a todo tipo de violência.

No Brasil

A equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará no Brasil a partir de 16 de dezembro de 2009. Passará por Recife, Salvador, Rio de janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.


O DonaMariaa Apoia essa Inciativa!



Informações:

www.marchamundial.org.br

sábado, 10 de outubro de 2009

MC GRA, a voz feminina no Rap.

Poetiza Gra, mora em floripa tem 26 anos, é MC e realiza trabalhos sociais.



Quando pequena decorava musicas com muita facilidade, percebendo isso sua mãe a matriculou em uma escola de musica.

Seu pai, o maior incentivador, era radialista, viva cantarolando pela casa, varias vezes Graziela tinha que ir junto com ele para o trabalho e ela ficava pirando nos microfones e nos vinis...

A mais ou menos 20 anos cantando Poetiza Gra se diz bem eclética, mas as musicas que trazem letras de protesto, de contexto social, Musicas que tragam uma história ou uma lição de vida são as que mais chamam sua atenção. Não importa muito o estilo que é a musica!

Além de cantar ela toca diversos instrumentos. É formada em violão popular, já fez aulas de repercussão e coro, e tocou guitarra em uma banda de Punk Rock.



E porque o rap?



“Me apaixonei pelo Freestyle!! Simplesmente! E com ele veio toda a cultura Hip Hop! Amo improviso e tudo que é feito de improviso!! E vários outros fatores, adoro musicas de protesto desde samba as ladainhas de Capoeira até as Mpbs escritas na época da ditadura que deixou essa escola de metáforas, que pra mim enriquecem muito Às poesias. Amo!!”




Ela cita Nelson Viana e Mpc da Digital Dubs como parceiros que dão muita força no seu trabalho, eles auxiliam na produção das musicas, Gra ajuda na produção de beats, mas ainda não tem conhecimento suficiente dos programas para produzir tudo sozinha e aplicar suas viagens musicais.

Em suas musicas ela escreve situações que passou e dicas que podem servir para não repetir alguns erros. Desse jeito ela guarda as lições da vida.

A respeito da polemica, “ganhar dinheiro” e “se vender”, que existe dentro do rap ela diz que não vai a lugar nenhum por conta do dinheiro, resistência pura. É a favor do rap por sobrevivência, independência e felicidade, não exclusivamente pelo dinheiro.



“Quando o sentido da vida se torna a grana perdi a graça pra mim, perdi a cor e o sabor.”




Qual sensação ao cantar?



“Nossa, a melhor que existe, tipo sexo!! Se tornou o que mais amo fazer, subir no palco e cantar!”



Hobby ou Profissão?



Poetiza Gra ainda não sabe se vai fazer o rap virar seu trabalho, por enquanto seu sustento é com trabalhos sociais, lida com crianças e adolescentes que a aproxima muito da cultura e dos seus princípios.



“Amo cada uma das crianças e adolescentes com quem trabalho, eles são meus brothers e tem um brilho de descoberta que a nada se compara.”





Graziela Cristina Figueiredo Rillo – Poetiza Gra - deixa um recado pras donas marias e amigos que estão por ae...

Muita força e fé pra todos!! Sorriam por que esse pode ser seu último momento, dia ou hora dessa passagem! Tente sempre ver o lado bom das coisas a vida é curta demais para o contrário! E correeeeee dos vampia (vampiros)... não são inofensivos como parecem!!

O abraço mais gostoso e apertado para a minha família e amigos!! Saudades masters...

Bejussss da Mc Poetiza Gra!!

Contato: poetizagra@hotmail.com

http://www.myspace.com/poetizagra

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Semana da arte na UFSC

Aos interessados em arte...




De 5 a 8 de outubro estará acontecendo a semana de arte da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC).
Começou no final de semana, com a pintura de um painel de graffite no CCE ao lado da concha, espaço onde costuma ser realizado festas e shows na universidade. Contaram com a presença dos artistas Lençol, Noia, Rzilla, San, Soka e Gis.

Segunda, terça e quinta serão realizados espetáculos em diversos pontos da universidade, nos halls dos centros CFH, CTC,CSE, CCS e RU.


A partir de quarta-feira será pintado o segundo painel de graffite, próximo a lanchonete Assim Assado, dentro dos campos da UFSC. Os artistas Participantes são Rizo, Vejam, Rico e Fella.

Segunda e quarta também ocorrerá oficinas, mímica na formação de ator, afrocontos e jam session...





Quem quiser conferir...

Mais informações no site:

www.dce.ufsc.br